Aposentadoria Especial

Aposentadoria Especial

Insalubridade e Periculosidade

Aqueles trabalhadores que são expostos às condições insalubres, ou seja, expostos a agentes químicos, físicos, biológicos, perigosos, voltagem, arma de fogo, dentre outros que realmente são prejudiciais à saúde ou integridade física, tem direito a aposentadoria especial ou conversão desse período especial para obter uma aposentadoria por tempo de contribuição antecipada.

Existem inúmeros profissionais expostos às condições insalubres ou perigosas, como exemplo: médicos, dentistas, enfermeiros, veterinários, metalúrgicos, soldadores, marceneiros, serralheiros, pintores, eletricistas, químicos, motoristas, trabalhadores da construção civil, etc.

Quem tem direito ao Benefício?
Aqueles que no exercício de suas funções trabalharam em condições prejudiciais à saúde tais como: radiação, barulho exacerbado, fundição de metais e outros. Vale ressaltar que não é preciso se desligar do emprego para requerer o benefício.

O que é preciso comprovar?
Atestar que trabalhou sob condições prejudicais a saúde. O período especial pode ser considerado para a aposentadoria por idade ou por tempo de serviço. Para esses casos é necessário fazer a conversão em tempo de atividade comum.

Documentos a serem apresentados: RG, CPF, CPTS e formulário PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Entre em contato